CENTRO DE REABILITAÇÃO
DE MAMÍFEROS MARINHOS - CRMM

O novo Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos fica localizado em Caucaia, na Colônia Ecológica do Sesc/CE. Aqui, temos como objetivo o tratamento de peixes-bois marinhos que encalham com vida nos litorais do Ceará e do Rio Grande do Norte.

O CRMM faz parte do Projeto Manatí, sendo um elemento chave para a conservação do peixe-boi no estado e no país, sendo referência na América Latina, tendo resgatado mais de 23 peixes-bois e 300 cetáceos, entre golfinhos e baleias, nos seus mais de cinco anos de existência.

CENTRO DE VISITANTES

Nosso Centro de Visitantes é um espaço dedicado a promover conhecimento à sociedade, estando aberto à visitação dos hóspedes e visitantes da Colônia do SESC, bem como público em geral. Dispomos de agentes capacitados  para esclarecer o público quantos as questões ambientais e sociais que permeiam a realidade das espécies atendidas pelo Projeto Manatí.

 

A EQUIPE

O Projeto Manatí conta com uma equipe de profissionais especializados nos âmbitos de estudo, pesquisa e preservação dos mamíferos marinhos, dispondo de biólogos, veterinários, tratadores, cientista ambiental e profissionais de comunicação, empenhados no trato de animais em situação de risco e a preservação de seus habitats naturais.

Carol  Meirelles

Doutora em Ciências Marinhas Tropicais pela UFC. Coordena o PMM desde 2008, trabalhando com pesquisas sobre a ecologia populacional e espacial do boto-cinza e do peixe-boi marinho.

Cristine Negrão

Bióloga pela UFC e uma das fundadoras da Aquasis, sendo da atual Diretoria da instituição. Trabalha com pesquisa do peixe-boi marinho no litoral leste do Ceará, principalmente na região de Icapuí.

Vitor Luz

Veterinário pela UECE com doutorado em Microbiologia Médica pela UFC (2015). Tem experiência nas áreas de parasitologia, microbiologia, anatomia patológica e clínica médica de mamíferos aquáticos.

 

Patrícia Marques

Formada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), faz parte da equipe Administrativa da Aquasis

Marcilio Maia

Formado em Administração pela UFC (2000). É Diretor Administrativo-Financeiro da Aquasis e membro da Diretoria executiva da instituição.

Amanda Oliveira

Graduada em Biologia pela UFC, iniciou como voluntária da equipe de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos onde atua desde 2010.

Thais Chaves

Formada em Ciências Ambientais pela UFC, atua como educadora ambiental do Projeto Manatí, desenvolvendo atividades que promovem a parceria e o engajamento da sociedade.

Mika Holanda

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Responsável pela comunicação do Projeto Manatí

Diego Ramires

Formado em Medicina Veterinária pela FATENE - Faculdade Terra Nordeste. É integrante da equipe de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos. Iniciou suas atividades no projeto como voluntário e estagiário em 2015. “Aos poucos vamos mudando o mundo”

Francisco

O conhecimento em jardinagem foi adquirido com o pai. Junto com Seu Ivonaldo, é responsável por cuidar dos espaços verdes da Aquasis. Trabalha também com a produção de mudas de árvores nativas.

Artur Bruno

Graduado em zootecnia (2016), com mestrado em produção e melhoramento animal. É integrante da equipe de soltura e monitoramento de peixe-boi marinho. Iniciou suas atividades no projeto como voluntário e estagiário em 2016.

Ivonaldo

Sr. Ivonaldo é um dos funcionários mais antigos do CRMM e um dos mais sérios e dedicados. É responsável pela limpeza e organização dos espaços, bem como de pequenos reparos na estrutura.

Letícia Gonçalves

Bióloga licenciada pela UFC (2018), iniciou na Aquasis como voluntária na educação ambiental e hoje, faz parte da equipe de resgata e reabilitação, além de cuidar da qualidade da água do CRMM.

Cinthya Leite

Bióloga bacharel e licenciada pela UECE (2010), especialista em Perícia e Auditoria Ambiental (2012) pela UNIFOR, integra a equipe de resgate e reabilitação de mamíferos marinhos do PMM.

GOSTOU DO PROJETO?
FAÇA PARTE DESSE TIME.

A Aquasis promove a seleção contínua de estagiários e voluntários para nossos projetos. Estamos sempre em busca de pessoas interessadas em apoiar as ações da instituição, seja participando diretamente das pesquisas, no manejo dos animais e ações de monitoramento e resgate. Em contrapartida, essas pessoas recebem conhecimento e aprendem na prática as diversas formas de atuar por um meio ambiente mais equilibrado.

 
Realização
Apoio
Patrocínio