O PROJETO MANATÍ
O objetivo principal do Projeto Manatí é diminuir as ameaças e impactos sobre o peixe-boi marinho e o boto-cinza, espécies ameaçadas de extinção no Brasil, através de ações de manejo, pesquisa, educação ambiental e de políticas públicas nos estados do Piauí e Ceará. O Ceará possui o triste título de recordista de encalhes de peixe-boi marinho no país e o boto-cinza é o mamífero marinho que mais encalha na região.
Realizado em parceria com o Sesc e com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2010, o projeto resgatou com parceiros 29 filhotes de peixes-bois vivos. Destes, sete já foram devolvidos à natureza pelo ICMBio. Atualmente, 16 animais estão em reabilitação no CRMM e até 2019 pelo menos três serão soltos. A iniciativa é coordenada pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos Aquasis.
NOSSAS AÇÕES
O Projeto realiza ações de atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no Ceará (monitoramento de praias e demanda da população), reabilitação, soltura e monitoramento; pesquisas genéticas e populacionais; atividades de informação e educação ambiental, com palestras, aulas, capacitações e eventos voltados para as comunidades tradicionais da costa do Ceará; e articulação para a criação de políticas públicas, como a criação de Unidades de Conservação (UCs), a regulamentação de leis que protegem as espécies; e a gestão de UCs em importantes habitats do peixe-boi marinho e do boto-cinza no CE e PI.